Exercício

 

Em desporto, a componente mais importante para o sucesso do treino e do desempenho é assegurar um adequado aporte de energia. Esta energia deve servir para cobrir os gastos energéticos no exercício, e para manter a força, resistência, massa muscular e saúde em geral.

   As necessidades de energia e nutrientes variam com a idade, altura, sexo e metabolismo de cada um. Variam também com o tipo, frequência, intensidade e duração do treino e desempenho.

  

   No caso mais comum, quem pratique exercício físico mais generalista, como por exemplo em sessões de 30 a 40 minutos por dia, três vezes por semana, não necessita mais do que a alimentação normal (25 a 35 kcal/kg/dia, ou aprox. 1800 a 2400 kcal/dia).

 

   O exercício físico associado a uma alimentação saudável e equilibrada fará com que a pessoa se sinta melhor com ela mesma. Ao fazer exercício físico poderá comer de tudo um pouco mas sempre com moderação e adaptando às suas necessidades calóricas. Não devemos restringir este ou aquele alimento que nos dá prazer por ter um valor calórico mais elevado uma vez que o mesmo pode ter nutrientes essenciais ao nosso organismo e energia necessária para a actividade que temos.

   A natação e a hidroginástica são exemplos de actividades físicas que não devem ser feitas em jejum, ou com mais de 3 horas de intervalo desde a refeição anterior, pois a falta de açúcar no sangue irá perturbar o desempenho no exercício e levará à utilização da massa magra (músculo) do indivíduo para obtenção de energia. Por outro lado, deverá haver algum cuidado na escolha dos alimentos a ingerir antes de ir para a água, de modo a que a diferença de temperatura não influencie negativamente a digestão.

 

NOS ATLETAS..