Nos Atletas..
Os atletas necessitam sempre de mais energia. Por exemplo, um atleta de 50 kg com um treino mais intensivo (2 a 3 horas por dia, 5 a 6 vezes por semana), ou com um treino de maior volume (3 a 6 horas em 1 ou 2 sessões diárias, 5 a 6 vezes por semana) pode necessitar de mais 600 a 1200 kcal/dia, chegando às 50 a 80 kcal/kg/dia (aprox. 2500 a 4000 kcal/dia). Para atletas de elite ou atletas com mais peso, a energia necessária pode chegar às 150 a 200 kcal/kg/dia (aprox. 7500 a 10000 kcal/dia), dependendo da quantidade ou intensidade das diferentes fases de treino.
Conseguir atingir a energia necessária para grandes amantes de desporto pode ser muito difícil. Para indivíduos que trabalham, equilibrar os esquemas de treino, com o trabalho e as obrigações familiares pode comprometer a quantidade, qualidade e distribuição de refeições pelo dia, o que pode ter grande impacto nos níveis de energia e de força, e na saúde em geral. Nos atletas de elite, consumir alimentos suficientes em intervalos regulares sem comprometer o desempenho é um grande desafio. No caso de estudantes ainda se torna mais complexo, por ser necessário respeitar horários de aulas, dinheiro disponível, viagens e alterações de apetite.
Nestes atletas, para conseguir atingir as necessidades de energia e a correcta distribuição de macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono e gorduras) pode ser útil os preparados energéticos para desportistas além das refeições tradicionais, sendo cada caso um caso. A alimentação destes indivíduos deverá ser apoiada por profissionais com experiência na área, dado que se trata de uma situação muito específica e com grandes variáveis, desde os diferentes tipos de desporto, às fases de treino ou competição em que se encontram, e às suas características próprias (idade, sexo, peso...).