Cereais e Derivados, Tubérculos

                                                  

Este é o maior sector da pirâmide dos alimentos. Nele estão incluídos a batata e todos os cereais e derivados como o pão, a massa, o arroz e os cereais de pequeno-almoço.

   Os alimentos deste grupo são os fornecedores de energia por excelência. São ricos em hidratos de carbono que originam a glicose, o nutriente mais utilizado pelo nosso organismo nas diversas actividades que exigem energia. Como não existem grandes reservas desta substância o ideal é consumir produtos deste grupo nas várias refeições.

   Os alimentos deste grupo, sobretudo os cereais e derivados integrais, também são muito ricos em fibras alimentares, vitaminas, sobretudo do complexo B e sais minerais, como o magnésio e o ferro.

   As recomendações de consumo variam consoante a idade, o sexo, e o nível de actividade física mas sugere-se entre 6 a 11 porções diárias. Em média nos adultos as necessidades variam para homens e mulheres. As mulheres sedentárias 6 a 7 porções, com actividade moderada 7 a 8 porções e activas 8 a 9 porções. Os homens sedentários 7 a 8 porções, com actividade moderada de 9 a 10 porções e activos de 10 a 11 porções.