Gorduras, óleos e doces
As gorduras e os doces constituem o topo da pirâmide dos alimentos.
O azeite e os óleos alimentares, a banha, a nata, a manteiga e as margarinas podem ser utilizados para cozinhar, temperar ou barrar o pão mas as recomendações diárias são pequenas: uso muito moderado, o que na prática quer dizer, com conta peso e medida.
O azeite, os óleos de sementes e as margarinas vegetais são bons fornecedores de ácidos gordos essenciais e de vitamina E. O seu maior problema é o facto de sofrerem alterações importantes da sua composição quando são aquecidos a temperaturas elevadas, o que origina substâncias nocivas para a saúde.
A manteiga, a banha e as natas são fornecedores de vitaminas A e D mas como são gorduras de origem animal, contêm teores mais elevados de ácidos gordos saturados e de colesterol.
Os doces independentemente da quantidade de açúcar, utilizam outros ingredientes como os ovos as margarinas ou manteiga, natas, todos eles ricos em calorias e que podem desequilibrar a balança e aumentar o peso.
A utilização de alimentos deste deve ser cuidadosa devido à sua composição e conteúdo energético. Assim, é aconselhável que os adultos sedentários utilizem pequenas quantidades diárias. Adultos com actividade moderada ou activa podem ser um pouco mais liberais mas sem nunca esquecer que a recomendação é moderar.