Hidratos de Carbono
Os hidratos de carbono também conhecidos como glícidos ou açúcares são os fornecedores de glicose, a principal fonte de energia do organismo. Como não existem grandes reservas de glicose no corpo humano, é recomendável o consumo regular de alimentos que a forneçam. Os hidratos de carbono são constituídos por conjuntos de pequenas unidades às quais chamamos açúcares.
Hidratos de Carbono Simples e Complexos:
Os hidratos de carbono simples são habitualmente conhecidos como açúcares e existem de forma natural em muitos alimentos: no leite (lactose) na fruta (frutose ou sacarose). Chamam-se açúcares simples porque são compostos por cadeias muito pequenas que rapidamente são absorvidas.
Os hidratos de carbono complexos são compostos por cadeias longas, que precisam de mais tempo para serem digeridos e absorvidos. Os principais fornecedores de hidratos de carbono complexos são os amidos, contidos na batata, pão, cereais e leguminosas. Estes alimentos como são digeridos e absorvidos lentamente, satisfazem o organismo durante mais tempo.
A mistura de glícidos simples e complexos, faz com que se reduza a sua assimilação. Um açúcar simples (por ex: uma sobremesa açucarada) no fim da refeição comporta-se, para efeitos de assimilação, como um açúcar complexo ou de índice baixo, enquanto ingerida isoladamente, engorda. Dado fornecerem uma grande parte das nossas necessidades energéticas, a quantidade consumida relaciona-se directamente com a carga de treino ou a actividade do indivíduo. A alteração da percentagem de HC ingeridos é uma das poucas manipulações da dieta que se encontra bem fundamentada e cientificamente comprovada.
O organismo consegue obter 4Kcal por cada grama de hidratos de carbono consumido. É aconselhável que pelo menos metades das calorias diárias sejam obtidas a partir destes nutrientes mas, sobretudo dos complexos.
Boas fontes de HC - Massas, arroz selvagem e integral, cevada integral, trigo mourisco e trigo, flocos de aveia, centeio e milho integral