Proteinas

 

As proteínas são formadas por diferentes conjuntos de unidades muito pequenas, chamadas aminoácidos. Existem 20 aminoácidos diferentes e destes, 8 são essenciais, pois o nosso organismo não consegue produzi-los. É necessário ingeri-los diariamente através dos alimentos. Quando as proteínas contêm combinações que incluem vários aminoácidos essenciais dizemos que são proteínas de alto valor biológico.

   Têm como principais funções a construção e manutenção do nosso organismo pois intervêm no crescimento e na reparação dos tecidos, nomeadamente do tecido muscular. É também um dos combustíveis do corpo humano, que obtém 4Kcal por cada grama de proteínas ingerida.

 

   Em regra, um indivíduo adulto deve ingerir cerca de 1-1,5 gr. de proteína por kg. de massa corporal por dia. Num atleta de fundo, este consumo pode elevar-se para o dobro. Existem alguns dados que nos permitem pensar que atletas de velocidade ou força podem beneficiar com um consumo extra de proteínas, mas a maior parte deste excesso de proteína será degradado e convertido em energia, gorduras e produtos de excreção.

 

   Numa alimentação saudável e equilibrada devemos ingerir diariamente os dois tipos de proteínas, aliás as de origem vegetal são consideradas cada vez mais importantes porque as fontes de proteínas animais, na maior parte das vezes também contêm muita gordura saturada. Se quisermos basear a nossa ingestão de proteína em fontes vegetais, teremos de utilizar misturas bem elaboradas, para que as deficiências que uns vegetais têm em determinados amino-ácidos, sejam compensadas por outros e vice-versa.

 

   As proteínas estão em maiores quantidades nos alimentos de origem animal como as carnes, peixe, ovos e lacticínios e em alguns de origem vegetal como as leguminosas e os cereais.