Vitaminas

 

As vitaminas intervêm em muitos processos metabólicos e bioquímicos sendo nutrientes indispensáveis no crescimento, manutenção e funcionamento do organismo. É muito importante fazer uma alimentação equilibrada e variada para assegurar o fornecimento diário das quantidades adequadas destas substâncias. No entanto em algumas fases da vida pode ser necessárias ingerir quantidades mais elevadas destes nutrientes.

 

   As vitaminas encontram-se quase todas associadas às funções de algumas enzimas e co-enzimas, vitais à produção de energia. Assim, apesar de por si só não serem uma fonte de energia, elas são indispensáveis à sua produção. As necessidades individuais não se encontram porém inteiramente estudadas, havendo apenas alguma informação, especialmente no que respeita às patologias que se pensa serem devidas à carência de determinadas vitaminas. Os efeitos do treino intenso sobre as necessidades vitamínicas também não estão exaustivamente estudados, pelo que normalmente só se actua em caso de suspeita de dieta deficiente ou de haver sintomas associados a alguma carência vitamínica.

   Carências vitamínicas são no entanto raras em alimentações variadas, mas quando é clara uma carência determinada e não é possível alterar os hábitos alimentares do indivíduo, a opção mais prudente é incluir na sua alimentação uma cápsula multi-vitamínica (isto minimiza os riscos e as possibilidades de hipervitaminose). A ingestão, sem controlo médico, de doses excessivas de Vitaminas, pode conduzir a estados de hiper-vitaminose altamente indesejáveis.

 

Vitaminas e as suas funções essenciais:

 

A - (retinol or b-caroteno) Importante para a visão, especialmente visão nocturna;

B1 - (tiamina) Envolvida no metabolismo dos Hidratos de Carbono;

B2 - (riboflavina) Envolvida na obtenção de energia a partir dos alimentos;

Niacina - (or tryptophan) Envolvida na obtenção de energia a partir dos alimentos;

B6 - (piridoxina) Envolvida no metabolismo dos amino-ácidos;

B12 - a sua carência provoca anemia e degeneração das células nervosas. Acta em conjunto com vários compostos associados:

Ácido fólico - importante para as células com crescimento rápido, como a medúla óssea;

Ácido Pantoténico - envolvido na libertação de energia a partir dos lípidos e dos HC;

C - Manutenção de um tecido conjuntivo saudável e capacidade de cicatrização;

D - Envolvida na absorção e manutenção do Ca e P.

E - A sua função não é muito clara, pois a sua deficiência é virtualmente impossível (aparece em numerosos alimentos);

K - Necessária ao processo de coagulação do sangue. O nosso organismo sintetiza-a.

 

 

Geralmente as vitaminas são classificadas de acordo com a sua solubilidade:

   As vitaminas que se dissolvem na gordura são chamadas lipossolúveis, as vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis. O organismo consegue obtê-las através dos alimentos fornecedores de gordura e armazená-las, pelo que pode ser perigoso consumi-las em excesso. As vitaminas que se dissolvem em água são chamadas de hidrossolúveis, a Vitamina C e as várias vitaminas que constituem o "complexo B", são hidrossolúveis. Como se dissolvem em água, são eliminadas através da urina muito facilmente pelo que não conseguimos armazena-las.